A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

domingo, outubro 18, 2015

PROJETO LITERATURA DE CORDEL

Objetivo Geral
·         Ler, produzir e interpretar cordéis
·         Ampliar o conhecimento dos alunos quanto à leitura e à escrita, explorando diferentes caminhos para a formação dos leitores.

Objetivos específicos

·         Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica
·         Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimento das histórias com início, meio e fim
·         Aprimorar a leitura e a escrita
·         Desenvolver a produção de texto, focando um gênero, o cordel


Conteúdos conceituais

·         Origens da Literatura de Cordel no Mundo e no Brasil, principalmente no Nordeste Brasileiro.
·         O papel da literatura de cordel na formação da cultura regional do povo nordestino
·         Principais Cordelistas brasileiros
·         A linguagem do cordel: versos, estrofes, metro...
·         O que é xilogravura? Sua origem e inter-relação com a linguagem oral

Conteúdos procedimentais

·         Analisar a estrutura dos cordéis, observando sua organização em versos e a presença de rimas.
·         Identificar marcadores temporais e espaciais nos textos
·         Participar das interações que envolvam os usos da linguagem nas diversas situações do cotidiano escolar, escutando com atenção.
·         Ler e apresentar oralmente diferentes tipos de textos.
·         Contribuir para o desenvolvimento da oralidade dos alunos

Conteúdos atitudinais

·         Apreciar e valorizar o texto de cordel como manifestação popular.
·         Desenvolver comportamento leitor, valorizando diferentes gêneros textuais.
·         Desenvolver atitudes de escuta de textos, compreendendo seus possíveis significados e mensagens.
·         Perceber os muitos preconceitos decorrentes do valor social que é atribuído aos diferentes modos de falar.


 METODOLOGIA

·         Apresentação do gênero, literatura de cordel, através das leituras de algumas histórias, mostrando as gravuras, instigando a curiosidade dos alunos, destacando as características desse gênero.
·         Realizar pesquisas através dos sites pré-selecionados, guiados por um questionário para identificar a origem e os aspectos históricos da Literatura de Cordel.
·         Confecção de cartazes com os cordéis e xilogravuras para a diferenciação de cordel e quadrinha
·         Apresentar os principais nomes da Literatura de Cordel
·         Fazer um levantamento dos temas utilizados pelos cordelistas e discutir a forma como os apresentam.
·         Trabalhar a língua escrita e a linguagem do cordel
·         Ouvir diversos gêneros musicais que se utilizam de rimas (repente, Cordel do Fogo Encantado) relacionando com a literatura de Cordel
·         Desenvolver a competência comunicativa através de dramatizações de obras literárias.
·         Massinha: representação dos personagens nas massinhas
·         Recolher o material conseguido pela professora e pela turma, selecionando os que serão usados durante o desenvolvimento do projeto;
·         Pesquisar sobre o tema "Santos" para elaboração de folhetos de cordel.
·         Propor aos alunos que tentem expressar um tema qualquer na forma de versos
·         Produzir livreto coletivo, fazendo o uso dos conhecimentos adquiridos durante o projeto.
·         Organizar uma exposição dos trabalhos na própria escola, imitando a disposição tradicional das feiras nordestinas.



Avaliação

A avaliação será feita ao término do Projeto, considerando as apresentações orais e escritas dos alunos durante o processo criativo.
Também serão levados em conta o interesse e a participação dos alunos nas diversas atividades.

Produto final

Como ponto de culminância do "Projeto Cordel – Refletindo e escrevendo nossa cultura" pode ser uma feria cultural.






Um comentário:

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...