A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, julho 08, 2015

Professora de ensino infantil é presa por racismo em São Paulo

Oi colegas uma professora da rede municipal de São Paulo foi presa acusada de racismo segue abaixo a postagem do Geledes ...vamos conversar sobre isso??? Deixe sua opinião nos comentários.


Uma professora da rede municipal foi presa em flagrante pela Polícia Militar de São Paulo por ofender de maneira racista duas mulheres em uma loja de roupas na Vila Formosa, zona leste da capital paulista, na tarde do domingo (5). Adriana Teixeira de Castro, de 45 anos, que dá aulas em uma escola de educação infantil da região, foi liberada após pagamento de fiança e deve responder por injúria racial em liberdade.
A gerente Thais Costa da Silva, de 21 anos, conta que estava na loja com a tia, de 42 anos, por volta das 15 horas, quando a professora tentou passar por um corredor e esbarrou nas duas, dando início a um bate-boca.
Na discussão, a professora teria chamado as duas de “negrinhas”. Segundo Thais, a professora ainda afirmou que “só de olhar para cara delas dá para saber que são pessoas baixas”.
Ofendidas, as vítimas procuraram uma base móvel da PM, perto de onde estavam, para denunciar a agressora. De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais acompanharam as duas mulheres em uma viatura até a loja e encontraram Adriana e o marido saindo de carro do estacionamento.
Ainda segundo o registro, o marido dela teria relutado em atender os policiais e só parou o veículo após dar uma volta em uma praça próxima. O documento também afirma que, ao ser questionado sobre os fatos, o marido da professora “foi extremamente arrogante e se resumiu a dizer que se reportaria apenas à autoridade”.
Após confirmar as ofensas com uma testemunha, os policiais deram voz de prisão a Adriana, que foi levada para o 31º Distrito Policial (Vila Carrão). A professora foi liberada após pagar a fiança, arbitrada em R$ 1,5 mil.
Revolta
“Eu me senti muito ofendida, minha vontade na hora era ter ido pra cima dela”, afirma Thais, uma das vítimas da ofensa. “Ela foi muito arrogante. Nunca uma pessoa pode ser tratada pela cor da pele, é ridículo. Ainda mais porque ela é educadora.”
A gerente diz que ficou revoltada e que pretende entrar com uma ação por danos morais contra a professora. “Até ontem (segunda) eu estava muito abalada com tudo isso”, conta.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação afirma que o Departamento de Procedimentos Disciplinares vai acompanhar o inquérito policial ou processo, caso a denúncia seja aceita pela Justiça. “Eventual condenação da esfera criminal pode ensejar a aplicação de penalidade ao servidor, ou em caso extremo, sua demissão do serviço público”, diz a nota.
A pasta também afirma que é “dever do servidor público manter conduta compatível com a dignidade e o decoro da função”, mas que “a ocorrência se deu na esfera da vida civil da servidora, neste momento cabe à administração, tão somente, acompanhar o andamento do processo e sua posterior conclusão”.
A reportagem tentou contato com a professora por telefone, mas ela não atendeu o celular. Procurado, o marido dela também não atendeu a ligação.


Leia a matéria completa em: Professora de ensino infantil é presa por racismo em São Paulo - Geledés http://www.geledes.org.br/professora-de-ensino-infantil-e-presa-por-racismo-em-sao-paulo/#ixzz3fJeEcVwk 
Follow us: @geledes on Twitter | geledes on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...