A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quarta-feira, junho 24, 2015

Atividade para casa

Texto:
NO RESTAURANTE
_Vou querer lasanha.
_Filhinha, por que não pedimos camarão? Você gosta tanto de camarão.
_Gosto, mas quero lasanha.
_Eu sei, eu sei que você adora camarão.  A gente pede uma fritada bem bacana de camarão. Tá?
_Quero lasanha, papai. Não quero camarão.
_Vamos fazer uma coisa. Depois do camarão a gente traça uma lasanha. Que tal?
_ Você come camarão que eu como lasanha.
_O garçom aproximou-se, e ela foi logo instruindo:
_Quero uma lasanha.
O pai corrigiu:
_Traga uma fritada de camarão pra dois. Caprichada.
A coisinha amuou. Então não podia querer? Queriam  querer em nome dela?  Por que é proibido comer lasanha? Essas interrogações também se liam no seu rosto, pois os lábios mantinham reserva. Quanto o garçom voltou com os pratos e o serviço, ela atacou:
_Moço, tem lasanha?
_Perfeitamente, senhorita.
O pai no contra-ataque:
 _O senhor já providenciou a fritada?
_Já, sim, doutor.
_De camarões bem grandes?
_Daqueles legais, doutor.
_Bem, então me vê um chinite, e pra ela... O que é que você quer, meu anjo?
_Uma lasanha.
_Traz um suco de laranja pra ela.

Com o chopinho e o suco de laranja, veio a famosa fritada de camarão, que, para surpresa do restaurante inteiro, interessado no desenrolar dos acontecimentos, não foi recusada pela senhorita. Ao contrário, papou-a, e  bem. A silenciosa manducação atestava, ainda uma vez, no mundo, a vitória do mais forte.
_Estava uma coisa hem? – comentou o pai, com um sorriso bem alimentado. – Sábado que vem, a gente repete... Combinado?
_Agora a lasanha, não é, papai?
_Eu estou satisfeito, Uns camarões tão geniais! Mas você vai comer mesmo?
_Eu e você, ta?
_Meu amor, eu...
_Tem de me acompanhar, ouviu? Pede a lasanha.
O pai baixou a cabeça, chamou o garçom, pediu.

VOCABULÁRIO.

TRAÇA - gíria que quer dizer come
COISINHA - menininha
AMUOU - ficou aborrecida
CHINITE - no texto, quer dizer um copo de chope
MANDUCAÇÃO - mastigação.

1)Leia e copie o texto:

2)Responda no caderno:
a)    O que a menina estava decidida a comer?
b)    Durante todo o tempo, o pai tentou convencer a filha a fazer o quê?
c)    Qual foi o acordo que o pai fez diante da insistência da filha em comer lasanha?
d)    Por que você acha que o pai fez esse acordo?
e)    Qual foi a reação da menina quando o pai fez o pedido da fritada para dois?
f)     Além da fritada, qual o outro pedido que o pai fez pela filha?
g)    Enquanto comiam coisas silenciosamente, o que parecia ter acontecido?
h)   O que a menina cobrou do pai assim que terminaram de comer a fritada?
i)     Qual foi a única saída do pai?
j)      O que você acha da atitude do pai e impor o que ele queria à filha?
k)   E da altitude da menina em insistir no que queria? Por quê?
l)     Na sua opinião , os pais devem decidir pelos filhos ?

 Recebido por email  da Prof Vilma Luciana Obrigada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...