A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quinta-feira, março 14, 2013

O DESABAFO DE UM PROFESSOR 2


Ser professor nos dias atuais não é fácil e sim uma profissão que requer amor, dedicação, paciência e tolerância com tudo o que enfrentamos.
A educação é o descaso e muitas vezes ou maioria delas de polícia, são ameaças constantes, ofensas, desacato e insultos contra os educadores. Onde vamos parar?

Não existe financiamento sério para o sistema educacional, mídia que desacreditou os professores socialmente e governos que nos empurram cada vez mais para o caos.

Vejo todos os dias colegas riscando os dias do calendário como se fossem presidiários ou esperando o próximo feriado para tentar descansar um pouco a mente e no dia seguinte voltamos para velha rotina (rezando que não sejamos julgados, ofendidos, perseguidos, atormentados e que aprendizes nos vejam como humanos).

A profissão professor está desaparecendo e ontem encontrei-me com um amigo e ex-professor que aguarda nomeação para setor federal. Ele disse-me amei a educação e fui obrigado a largar tudo, pois não temos mais valor para governantes e sociedade.

Até quando vamos continuar trabalhando com sistema sucateado, chefias que olham apenas para aprendizes e permitem que o educador enlouqueça, entre em depressão ou fique cada vez mais desanimado com sua profissão?

O sistema educacional necessita de reformas urgentes nos setores pedagógicos, limites para pais, alunos e mídia. Pois, como estamos não temos mais condições de tentarmos ensinar alguma coisa: Leitura do livro não serve, um filme sobre o conteúdo não é bom, uma pesquisa é muito chata, trabalhar no laboratório de informática é desnecessário, tudo isto e mais um pouco é dito pelos aprendizes e por alguns pais.

Perdemos toda autonomia do ensinar e hoje passamos muito tempo chamando atenção dos que não querem nada com a educação, aconselhando, separando brigas e o pior consertar intrigas que aprendizes conseguem fazer entre professores ou professores contra professores – são educadores? Onde foi parar a ética? Moral? Paixão pelo seu trabalho e respeito com instituição que não pode ser considerada cabide de emprego.

Enquanto alguns professores colocam a cara para baterem, serem perseguidos, outros colegas de profissão estão nos camarins para verem os resultados de tantas lutas.

Já fomos uma classe de lutar por questões salariais, por prédios mais modernos, por seriedade na educação, espaço para nossos aprendizes no ensino superior.

Onde estão os antigos pais que participavam das reuniões escolares, que cobravam dos seus filhos (as) notas boas?

A educação precisa ser repensada urgentemente e sociedade deve apoiar os professores novamente ou o futuro dos seus filhos estará ameaçado (onde poucos conseguirão chegar ao nível superior e conquistarem um espaço no mercado de trabalho).

Mercado de trabalho, aguarda por novos jovens independentes, criativos, pensadores e inovadores (o que hoje já está em falta), pois empresários são taxativos ao afirmarem: jovens não querem mais nada e possuem todo apoio dos pais ou seja ele(a) são assim pelo fracasso familiar.

Texto de autoria do Professor: Rogério Antônio Rosa

http://www.leouve.com.br/blogs/educacao-sem-mascaras/item/1787-onde-foi-parar-a-educa
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...