A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sábado, novembro 17, 2012


6 dicas para ajudar seu filho na lição de casa
1 – Estabeleça um horário para que a criança faça a lição de casa. Ter rotina é uma necessidade do aluno.
2 – Ajude a criança a arrumar os materiais antes de começar a lição. A verificação de material é imprescindível para que o aluno aprenda que deve ter um planejamento prévio para cumprir seus deveres. Isso acontecerá agora com as lições e no futuro o ajudará em seu emprego.
3 – Siga a orientação de o aluno sempre fazer  o cabeçalho depois da lição . Se o aluno faz só a resposta da lição, esta não terá o mesmo efeito. Se uma pessoa qualquer pegar o caderno, não identificará a data em que a lição foi feita e não compreenderá o que foi feito, já que não tem as instruções. A separação de uma lição de outra também ajuda como, por exemplo, pintar uma linha antes de começar a próxima lição.
4 – Mesmo que a criança não saiba ler ainda, procure não fazer a lição para ela. Ajude-a ensinando como pescar e não dando o peixe. Peça para que procure o nome da escola em outra lição, faça uma plaquinha de consulta ou até mesmo use um cabeçalho. Eu sei que a intenção é ajudar o filho, mas na realidade, o pai que faz a lição para poupar o filho, está atrapalhando seu desenvolvimento. Agora não parece muito, porém isso surtirá um efeito extremamente negativo nos anos que se seguirão, pois as outras crianças serão autônomas e esta criança não.
5 – Se o aluno não sabe ler ou tem dificuldade, não hesite em ler a lição  para ele, desde que a lição seja completamente feita pelo aluno. Em caso de lições que necessitem escrita, basta perguntar ao invés de responder. Por exemplo: lista de palavras com D. O que começa com D? A criança responde DADO. O pai então questiona como será que é escrita esta palavra e auxilia sempre com perguntas do tipo ‘Como é o DA? É o mesmo DA de DANIELA, como será que é?’ e assim por diante. Quanto mais perguntar, mais eficaz será o resultado da lição.   Não é a escrita final que conta neste caso e sim como o aluno chegou àquela escrita.
6 – Tenha muita paciência. Crianças de primeira série se distraem com muita facilidade. Uma das tarefas ‘secretas’ da lição de casa é treinar a concentração da criança. Se ela se distrai muito facilmente, procure um ambiente mais calmo e sempre volte a atenção para a lição. Ensine o aluno a pensar em uma coisa por vez… pensar em várias coisas ao mesmo tempo prejudica o aprendizado.

Beijinhos e boa sorte...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...