A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

domingo, abril 29, 2012

Palestra ministrada pelo médico psiquiatra Dr. Içami Tiba, em Curitiba, 23/07/10.


Em pesquisa realizada em março de 2008, pelo IBOPE, entre os psicólogos do Conselho Federal de Psicologia,  os entrevistados  colocaram o  Dr. Içami Tiba  como  terceiro  autor  de referência e admiração - o primeiro nacional. 
                                                 1º- lugar: Sigmund Freud; 
                                                 2º- lugar: Gustav Jung; 
                                                 3º- Lugar:  Içami Tiba   

Aqui estão algumas ideias defendidas pelo psicólogo a respeito de educação de filhos:
            1. A educação não pode ser delegada à escola. Aluno é transitório. Filho é para sempre. 
            2. O quarto não é lugar para fazer criança cumprir castigo. Não se pode castigar com internet, som, TV, etc. 
            3. Castigo não é ficar sem fazer nada. Castigo É FAZER, trabalhar: consertar, lavar, arrumar, ajudar...                                                                                                                             

4. É preciso confrontar o que o filho conta com a verdade real e entender que, sim!, os filhos mentem, porque são humanos e – muitas vezes – parece que a mentira é o caminho mais curto. É necessário fazê-los entender que, ainda assim, não é o melhor caminho.   
            5. Se os pais descobrem que o filho mentiu, ele DEVE ser castigado. Do contrário, dá-se a impressão de que mentir não tem importância.
            6. A autoridade deve ser compartilhada entre os pais. Ambos devem mandar. Não podem sucumbir aos desejos da criança. Criança não quer comer? A mãe não pode alimentá-la. A criança deve aguardar até a próxima refeição que a família fará. A criança não pode alterar as regras da casa. A mãe NÃO PODE interferir nas regras ditadas pelo pai (e nas punições também) e vice-versa. Se o pai determinar que não haverá um passeio, a mãe não pode interferir. Tem que respeitar sob pena de criar um delinquente.   
            7.  A criança deve ser capaz de explicar aos pais a matéria que estudou e na qual será testada. Não pode simplesmente repetir, decorado. Tem que entender. 
            8. É preciso transmitir aos filhos a ideia de que temos de produzir o máximo que podemos. Isto porque na vida não podemos aceitar a média exigida pelo colégio: não podemos dar 70% de nós, ou seja, não podemos tirar 7,0. 
            9. Se o pai ficar nervoso porque o filho aprontou alguma coisa, não deve alterar a voz. Deve dizer que está nervoso e, por isso, não quer discussão até ficar calmo. A calma virá em 2, 3, 4 dias. Enquanto isso, o videogame, as saídas, o futebol, os passeios, os privilégios ficarão suspensos, até ele se acalmar e aplicar o devido castigo. 
            10. Se o filho não aprendeu ganhando, tem que aprender perdendo.
            11. Não pode prometer presente pelo sucesso que é sua obrigação. Tirar nota boa é obrigação. Não xingar avós é obrigação. Ser educado é obrigação. Respeitar regras e os mais velhos é obrigação mínima de todo cidadão decente.
            12. Quem educa filho é pai e mãe. Avós não podem interferir na educação do neto, de maneira alguma. Jamais. Não é cabível palpite. Nunca.
         13. Videogames são um perigo: os pais têm que explicar como é a realidade, mostrar que na vida real não existem 'vidas', e sim uma única vida. Não dá para morrer e reviver. Não dá para apostar tudo, apertar o botão e zerar a dívida. 
            14. O erro mais frequente na educação do filho é colocá-lo no topo da casa. O filho não pode ser a razão de viver de um casal. O filho é um dos elementos. O casal tem que deixá-lo, no máximo, no mesmo nível que eles. A sociedade pagará o preço quando alguém é educado achando-se o centro do universo. 
            15. Cair na conversa do filho é criar um marginal. Filho não pode dar palpite em coisa de adulto. 

Andrea Deadena

2 comentários:

  1. Içami Tiba é espetacular!! Sempre há muito que aprender com ele. Fui a três palestras dele, li alguns de seus livros e adorei!! Parabéns pelo post, adorei!! Beijão!! Jackke

    ResponderExcluir
  2. Sim Jackke ele é ótimo infelizmente eu ainda não tive a oportunidade de participar de nenhuma palestra dele...mas gosto muito dele...

    Bjs

    Obrigada pela leitura...

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...