A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

domingo, março 18, 2012

A volta da música nas escolas...

imagem


Desde os tempos do maravilhoso músico Heitor Villa Lobos, que convenceu Vargas da importância da Música nas escolas, que esta arte tenta se estabilizar no currículo escolar. Várias leis chegaram e foram. A LDB de 1971, criou condições para deixar a música de fora. Mas agora ela volta com força total na nova LDB sancionada pelo presidente Lula dia 19 de agosto de 2008.
“ A música deverá ser conteúdo obrigatório mas não exclusivo do componente curricular”. O texto tornou-se mais claro diz o músico Felipe Radicetti coordenador do GAP.
Infelizmente entre a vitória da música e dos músicos existe algo que devemos observar com cautela: Não há músicos suficientes para ministrar música em toda a rede pública e particular do país.
Sabendo disso, o presidente vetou a lei que seria obrigada a ser formado em música para ministrar as aulas.
Muitos músicos são práticos e não são formados, e muitos professores titulares poderiam se aprimorar e se adaptar ao contexto aprendendo um pouco da arte musical e ocupar esta cadeira que será algo revolucionário se usado com sabedoria.
Existem várias questões a serem trabalhadas nessa ressurreição musical:
a) Coordenadores pedagógicos, leigos em música, não têm a obrigação técnica de saberem como se constrói um conteúdo programático da nova disciplina, e em contrapartida os músicos práticos e ou formados não conhecem os tramites e rotinas escolares como: projetos pedagógicos, temas anuais que funcionam como fio condutores em todo ano letivo, festividades escolares temáticas, plano de aula,festas de fim de ano, etc.
b) Provavelmente vão começar a transformar as aulas de música na escola em aulas de “escola de música”. Ensinar instrumentos como violão, flauta e teclado, por exemplo. A música na escola deve ser um veículo cultural. Para ensinar estes instrumentos podem ser abertas oficinas extra-classes assim como o judô, Ballet, capoeira. Ninguém vira historiador, cientista, professor de inglês na escola. As disciplinas são pontes para um conhecimento global. A música deve ser ensinada da mesma forma. Ensinar instrumentos não deve ser o objetivo maior desta aula.
c) A música na escola deve ter várias facetas: um caráter socializador, musico terapeuta, interdisciplinar, e cultural, ao mesmo tempo que desenvolve capacidades adormecidas no cérebro do aluno e resgata o folclore e os hinos pátrios praticamente desconhecidos pelos estudantes do século XXI.
d) A música tem o poder de trabalhar o dois hemisférios cerebrais fazendo com que a lógica e a subjetividade sejam afloradas.
Escrevo sobre o tema música na escola de 1992, quando iniciei minhas pesquisas sobre a música e sua influência nos hemisférios cerebrais.
Sempre percebi que a música desenvolve capacidades adormecidas no aluno e em um de meus livros abri um capítulo inteiro sobre “A música deveria ser conteúdo obrigatório na escola”.
Fico feliz de ver que esta lei finalmente chegou. Abrindo portas para o aluno crescer como um individuo completo.
Pensando em todas estas questões acima mencionadas, elaborei livros didáticos, CDS e jogos musicais, baseados na minha pesquisa científica de mestrado, para compartilhar com outros educadores meus laboratórios e os resultados que venho colhendo com eles.
Através deste maravilhoso site você poderá obter mais informações a cada coluna.
Grande abraço
Maria Paccelle

Recebido por email

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...