A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

domingo, novembro 06, 2011

A Verdade é que os Professores do BRASIL gritam e o todos se fazem de surdos...

A Verdade é que os Professores do Ceará Gritam e o Brasil faz-se de Surdo
Os professores do Ceará gritam a plenos pulmões e grande maioria dos professores de outros estados tapa os ouvidos.
E por que fingem não ouvir?
Satisfação frente aos salários? Partidarismo cego? Conformismo? Ou simplesmente a desistência da luta?
Talvez todos esses fatores e mais alguns que me fogem ao raciocínio nesse momento.
Mas, é fato lamentável que muitos de nós apenas caminha a passo de tartaruga dizendo amém quando o governo se digna a acrescentar em nosso holerite a miséria de R$ 20,00, dando graças a Deus como se não merecêssemos por nossos esforços bem mais que isso.
Mas voltemos aos gritos sonoros dos professores do Ceará.
Pelo que gritam os professores cearenses mesmo?
Melhores salários apenas? Não!
Dignidade, respeito e valorização.
O grito é:
Pelo amor de Deus estejam atentos à nossa luta!
Trabalhamos por amor, quanto a isso não há sombra de dúvida, até por que se não fosse esse amor há muito as salas de aula seriam abandonadas e os professores migrariam... Quem sabe pra construção civil que oferece melhores condições aos seus empregados. Ou quem sabe se dignassem a tornar-se marginais e ser sustentados pelo governo com verba superior ao que lhe é oferecido para cuidar do futuro de nosso país.
Quem se importa com os professores?- Dizia a faixa.
Parei nesses dizeres e fiz uma análise vaga, mas precisa...
A sociedade não se importa! Os pais, os alunos, os governantes... Ninguém se importa, nem mesmo maioria dos professores.

A sociedade não participa da luta dos professores, a sociedade considera professores em greve simples “vagabundos”. Não, não retirarei a palavra é isso mesmo que vocês leram. VAGABUNDOS.
As escolas, consideradas por muitos pais como depósitos de alunos não podem permanecer fechadas. Os pais precisam trabalhar de fato e seus filhos precisam ser “colocados” em algum lugar para que defendam seu pão. E o que são os professores para a sociedade?
Simples cuidadores de crianças e adolescentes.
Mas é fato também que muitos pais não aceitariam receber aquilo que o estado paga aos seus professores por uma jornada de trabalho desgastante.
Muitos pais não imaginam fazer de seus filhos “simples professores”, esses professores que ajudarão seus filhos na caminhada para que se tornem médicos, advogados, engenheiros, políticos... Esses professores não são nada!
Pensamento típico de uma sociedade que não se democratizou totalmente e não tomou consciência de seu papel para a funcionalidade de seu país.
É fato que a sociedade pouco se importa!
A sociedade não está dando a mínima para o grito da classe de professores humilhada não apenas no Ceará, mas em todo Brasil.
Digo no Ceará, pois é de onde se vê uma maior resistência, conscientização e cobrança de melhoria da qualidade de ensino.
Esse Ceará de gente sofrida, nordestina e considerada ignorante grita...

Conhecemos o amor senhor Cid Gomes, ele nos move, mas também conhecemos a não alienação e não curvamos o pescoço nem prestamos reverência a um estado que gasta mais com um presidiário que com um professor.
O governo gasta em média 1.500 reais com cada bandido, assaltante, estuprador, pedófilo, enquanto que em muitos municípios existem professores trabalhando por menos de um salário mínimo, e falo com conhecimento de causa já que em meu município há quem se digne a trabalhar como auxiliar por R$ 250,00 mensais.
E ai voltamos ao tal conformismo ou ao tal amor cobrado?
Não se sabe ao certo ...
A única coisa de que se tem certeza é que uma classe grita no Ceará, e grita alto pra que venha em seu favor a mesma classe de outros estados, mas grande maioria tapa os ouvidos.
No Ceará se grita:
Respeito e dignidade para que continuemos trabalhando com amor...
Não venha cobrar amor de uma classe que desde sempre gasta sua vida na luta pela não alienação do ser humano e auxilia na efetivação da democracia a tanto negada recebendo pra isso um salário de fome e críticas de toda uma sociedade.
E a pergunta é ...
Nós iremos conseguir?
A resposta é um pouco dura pra se escrever aqui, apenas deixo a frase que abre esse pequeno desabafo:
A VERDADE É QUE OS PROFESSORES DO CEARÁ GRITAM E O BRASIL FAZ-SE DE SURDO.

Por Gi Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...