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quarta-feira, novembro 02, 2011

OS OBJETIVOS DA FILA

A maioria das escolas ainda utilizam a fila para entrar e locomover-se dentro da escola. Ou mesmo em locais fechados sem perigo para as crianças. Qual é o seu objetivo? É baseada em algum pressuposto científico? 
Existe algum pensador ou educador que defenda uma tese explicando a importância da fila na construção e desenvolvimento da criança? Para que então, fazer fila? São perguntas sem respostas, porque fazemos sem saber o motivo. Fazemos porque quando chegamos, outros já estavam fazendo. 
Fazemos porque não conhecemos outras formas, não conhecemos outras metodologias de comportamento. E nem fazemos as perguntas essenciais para a Educação. Poderíamos perguntar: Não ajuda na disciplina? 
Então não pode haver disciplina sem fila? Ou seria, CONTROLE. Fazemos fila para controlar, por ser mais fácil para manter a ordem. Vemos professores e orientadores gritando e se descabelando para "manter a ordem", na fila, que disciplina é essa? Encontrei muito pouco referência sobre FILA, fila é algo que a maioria utiliza sem saber para que! As consequências da fila, sem nossa intenção é manter a criança na heteronomia, ela faz por obrigação, sem compreender o sentido ao qual está sendo obrigada. A fila para locomover-se para outro lugar, dentro da escola não tem o menor sentido. Não educa. Só constrange. 
Na revista Nova Escola, encontrei essa matéria da professora Telma Vinha.
 É correto usar a fila dentro da creche? 
Em situações em que pode haver riscos, como em escadas e passeios externos, as filas são justificadas. Porém, no ambiente seguro da creche, elas devem ser evitadas, pois dificultam o sentimento de pertencimento ao espaço escolar. É preciso deixar as crianças livres para explorar o ambiente por conta própria, permitindo que circulem com autonomia. Deve-se ensiná-las a andar com tranquilidade e a respeitar o outro, isto é, não empurrar, olhar quem vem à frente e atrás e ajudar um colega que tropeçou e caiu, por exemplo. E esse aprendizado só ocorre por meio da vivência. 

Telma Vinha é docente da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

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