A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sábado, novembro 26, 2011

A LENDA DO PAPAI NOEL

PARA ENSINO FUNDAMENTAL...


A  LENDA  DO  PAPAI  NOEL

    
      A lenda do Papai Noel se remete a centenas de anos atrás, começando com um monge chamado São Nicolas.
      Ele vivia em Patara, uma cidade próxima à atual cidade de Myra, na Turquia. Ele viveu no ano de 280 d. C. e gostava muito de crianças. Era um homem bom e generoso e muitos o viam como um grande e querido amigo. Foi assim durante muito tempo, até que ele se foi e sua história permaneceu viva, como uma lenda. Seu nome em inglês é ‘Santa Claus’, pois Santa vem da palavra ‘santo’ e Claus é o apelido de quem se chama ‘Nicholas’. Esta é a razão pela qual ele recebeu este nome.
       Em Patara, viveu ainda um lorde que tinha três filhas. Ele era muito pobre, mas tão pobre que um dia esteve ao ponto de enviar suas filhas para pedir comida aos vizinhos. Aconteceu que São Nicolas havia recebia há pouco tempo uma pequena fortuna e como amava ajudar ao próximo, quando soube dos problemas do pobre homem, decidiu ajudá-lo anonimamente. Então ele foi à sua casa numa noite e viu uma janela aberta, onde jogou um saco com ouro. Desta forma, o pobre homem pôde arranjar um bom casamento para sua filha mais velha. Em outra noite, Santa Claus deixou outro saco de ouro, que foi destinado à segunda filha. Desta vez, o homem ficou curioso sobre seu ‘anjo’ e decidiu descobrir quem era seu visitante misterioso. Na noite seguinte, se manteve escondido. Na terceira noite, Santa Claus apareceu com o saco de ouro em suas costas e jogou pela janela. Logo que o viu, o homem o reconheceu e disse:
      - Oh! Nicholas! Você é um grande servo de Deus. Por qual motivo se esconde?
      É bom saber que aconteceu há tanto tempo e ainda podemos manter o segredo sobre a chegada do Papai Noel com seus presentes natalinos.
      Primeiro, o dia de São Nicolas ficou na data de seu aniversário, dia 6 de dezembro, mas depois de um tempo, como o Natal era próximo, houve a mudança da data de chegada do Papai Noel.
      Hoje as pessoas costumam manter viva a lenda do Papai Noel, sendo que os presentes natalinos são esperados na véspera do Natal.
       Há países nos quais as crianças colocam sapatos ou meias na lareira para receber seus presentes. Em outros, dizem que é o próprio menino Jesus que traz os presentes natalinos. A visita, contudo, é sempre uma surpresa.

( traduzido e adaptado por Janaína Spolidorio – www.knoxvilletenessee.com )

Atividades

1.     Como começou a história da lenda de Papai Noel?
R: __________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________

2.     O que Nicholas fez que o transformou na figura de Papai Noel como o conhecemos nos dias atuais?
R: ___________________________________________________
___________________________________________________________________________________________________________

3.     Descreva abaixo como é a imagem de Papai Noel em nossa sociedade:
R: __________________________________________________
____________________________________________________________________________________________________________

4.     Quando somos menores, os adultos nos dizem muitas coisas sobre Papai Noel, pois é uma figura muito comum no Natal. O que você sabe sobre o bom velhinho? Escreva nas linhas abaixo:
       R: ______________________________________________________

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



 Blog da Professora Janaína Spolidorio






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...