A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sexta-feira, novembro 18, 2011

Aluna de Mauá representa Estado em programa de TV (SOLETRANDO)


A próxima edição do Soletrando, quadro do programa Caldeirão do Huck, terá uma aluna de Mauá como representante do Estado de São Paulo. Raquel Francisco, 13 anos, conquistou a vaga após duas etapas seletivas e concorrerá com estudantes de outros 26 estados brasileiros a uma bolsa-poupança de R$ 100 mil para sua formação educacional. 

Além de superar os demais candidatos, a estudante precisará vencer a timidez durante a competição. Dona de um sorriso acanhado, Raquel é econômica com as palavras e parece ainda não acreditar na conquista. “Não achei que poderia ganhar”, admite Raquel, que cursa a 7ª série na Escola Estadual Professora Irene da Silva Costa. Em julho, a adolescente participou da primeira seletiva na escola e conquistou a vaga para a seletiva estadual. A disputa com 22 estudantes do Estado aconteceu em outubro e a adolescente garantiu a vaga no programa depois de soletrar a palavra termestesia, que, de acordo com o dicionário Aurélio, significa sensibilidade ao calor.Raquel já iniciou a preparação para participar do concurso. Com a orientação da professora Kelly Martins Monchero, a garota tenta absorver o máximo de informações com ajuda do dicionário e também utiliza o jogo do programa que ganhou depois de vencer a seletiva na escola onde estuda.Kelly, que é professora substituta na escola de Raquel, começou a desenvolver projetos de soletração há três anos, mas apenas neste ano conseguiu emplacar uma participante no programa. “É o reconhecimento do meu trabalho”, disse a docente, frisando que o resultado também é reflexo do esforço da finalista.A estudante não tem uma rotina fixa de estudos, mas tenta se preparar também quando está fora da escola. Raquel e o irmão mais novo moram há sete anos com a tia Alexandra Soares Santos Tomás, 37, por conta do falecimento de seus pais.

“Quando os pais dela morreram, ela passou por uma fase difícil, mas sempre foi muito esperta e inteligente, desde a época do pré”, afirmou a tia, que estava com a sobrinha na etapa estadual e que pretende acompanhá-la até o Rio.
Os participantes do concurso são estudantes do ensino fundamental em escolas públicas de todo o Brasil. A última edição do Soletrando teve mais de 500 mil inscritos. 


Por Rosângela Dias - ABCD Maior 



Aluna de Mauá representa Estado em programa de TV   Raquel Francisco: preparação para participar do concurso. Foto: Andris Bovo

 

Parabéns Raquel vamos torcer por vc.
Parabéns a Professora Kelly Martins Monchero e a escola...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...