A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sexta-feira, setembro 16, 2011

Por que trabalhar com o calendário na alfabetização?


Existem diversos instrumentos importantes na nossa vida e com certeza o calendário e o relógio estão entre eles. Com este material, podemos introduzir nossas crianças em atividades científicas que o levem ao redescobrimento das razões para a invenção desses instrumentos.
Elas serão estimuladas a entender por que inventaram o calendário, e como se mede o tempo. Para entender a invenção do calendário ele precisa saber como medir a passagem do tempo, afinal como é que sabemos que passou um ano?
Para inventar o calendário os antigos olharam o céu e perceberam a existência de diversos movimentos periódicos que utilizaram para medir a passagem do tempo. O céu foi o nosso primeiro relógio e o mais preciso durante muitos séculos.
É muito importante que estabeleçamos uma rotina escolar que ajude os alunos a se localizarem no tempo, contribuindo assim para que se sintam mais seguros.A montagem de um cronograma com a programação do dia, ajuda o grupo a se organizar melhor. Nele podem ser registradas as atividades do dia como, por exemplo, entrada, rodinha, jogos , lanche, parquinho, história e saída dentre outros. A turma pode criar coletivamente legendas para representar as atividades.
É você, alfabetizadora, quem monta o cronograma de acordo com seu planejamento, mas as crianças podem sugerir algumas mudanças na rotina, que podem ser acatadas ou não, dependendo dos objetivos para o dia. Assim sendo, o cronograma é um ponto de referência, mas deve ser flexível e passível de modificações sempre que houver necessidade.
Da mesma maneira que o cronograma de atividades, o calendário pode auxiliar na organização temporal. Devido à sua complexidade, deve ser trabalhado mês a mês e utilizado para marcar os aniversários, os dias letivos, alguma programação especial e acontecimentos significativos para os alunos. Pode-se também escolher ícones para legendar o calendário.O calendário é um rico material para trabalhar conteúdos matemáticos. Um exemplo disso é a utilização de símbolos para marcar os dias de sol, de chuva ou nublados e, no final do mês, fazer um levantamento de como esteve o tempo durante esse período sendo possível até mesmo construir um gráfico para representar essas informações.Pode-se contar as semanas, os domingos ou dias específicos e trabalhar também com o calendário linear.Sendo assim, use a abuse do calendário, ele é um grande aliado nosso no início das aulas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...