A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

quinta-feira, agosto 04, 2011

O que fazer quando um filho não se sente muito querido.


Ninguém duvida que os pais amem igualmente seus filhos, não é mesmo? Mas, às vezes, pode acontecer de alguns pais acabarem tendo carinho e cuidados especiais com determinado filho, e os irmãos se sentirem deixados um pouco de lado. É uma situação delicada, pois o ciúme despertado pode prejudicar tanto o desenvolvimento do filho tido como “preferido” quanto o dos próprios irmãos.
É superimportante para os pais entenderem quais os motivos que podem levá-los a tratar os filhos de modo diferente. Uma das razões está relacionada ao primeiro filho, que é aquele que mudou a vida do casal. Quando o segundo filho nasce, é normal as atenções se voltarem mais para o caçula do que para o primogênito. Outra questão que pode ajudar na aproximação entre pais e filhos é a compatibilidade de personalidades. Quando os pais se identificam com as crianças, surge uma afinidade que fortalece a relação.
Para Cristiane de Godoy, psicóloga e consultora doméstica, quando um filho é mais frágil, devido a problemas de saúde ou emocionais, também é comum que ele seja mais protegido pelos pais. A especialista acredita que o excesso de proteção passa a impressão de que a criança é vítima, uma “coitadinha”, dificultando o desenvolvimento de sua independência.
Uma maneira legal de lidar com a situação é mostrar para os filhos que eles são especiais do jeitinho que são, independentemente de suas diferenças. Também é interessante incentivar os programas em família e estimular o diálogo, já que a falta de comunicação pode dar a impressão aos filhos de que eles não são muito queridos. Assim, o convívio na casa pode melhorar bastante, pois as crianças passam a se sentir mais seguras e crescem com mais equilíbrio emocional e psicológico. :)
Recebido por email:www.omo.com.b

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...