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quarta-feira, julho 13, 2011

Projeto : Como a escola pode resgatar valores .

Responsável: Vanessa Sulien Dos Santos.

Duração:  1 mês.

Justificativa: A criança brasileira infelizmente não tem recebido uma atenção especial como consta no estatuto da criança e do adolescente.

A realidade é que nossas crianças estão recebendo todo tipo de informação que não condizem com a sua inocência.
A mídia televisiva coloca na frente das crianças uma programação cheia de sensualidade e violência, ensinando os maus costumes. A escola ao contrário, busca resgatar os valores cívicos, morais, espirituais e os princípios básicos de cidadania. Certamente, cremos que o que hoje estamos semeando na vida de nossas crianças colheremos delas amanhã.


Objetivos: que a escola possa resgatar na criança certos valores como:

·        COLABORAÇÃO              – “QUER UMA MÃOZINHA”?
·        CONVIVÊNCIA                  _ “ COM LICENÇA?”
·        ATENÇÃO                           _ “ FALOU COMIGO?”
·        HONESTIDADE                  _ “NÃO FUI EU.”
·        RESPEITO                           _  “E EU COM ISSO?”
·        NUTRIÇÃO                         _ “VERDURA? NÃO!”
·        RESPONSABILIDADE      _ “ DEIXA QUE EU FAÇO!”
·        GENEROSIDADE              _  “ É MEU, NÃO EMPRESTO!”


CONTEUDOS CONCEITUAIS


·        Pensar sobre o que significa colaborar com as pessoas.
·        Perceber hábitos importantes da vida cotidiana, que vão ajuda-lo a ser uma pessoa agradável com os outros.
·        Convidar a criança a pensar sobre a importância de estar sempre atento.
·        fazer com que a criança assuma responsabilidades, sem ter medo , fazendo-a pensar sobre o que significa ser honesto.
·        Fazer com que a criança preste atenção nas regras de convivência, fazendo-a pensar sobre o respeito que você tem pelos outros e por si mesmo.
·        mostrar à criança a importância de se ter bons hábitos alimentares, convidando-a pensar sobre o que significa alimentar-se bem.
·        que a criança perceba que em uma série de situações da vida real, é importante se tornar uma pessoa responsável, para que as pessoas possam ter confiança nela.
·        que a criança aprenda o que significa compartilhar as coisas, de forma prazerosa, e saiba sinceramente o que significa ser generoso.



CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS:

·        Durante a leitura do livro com as crianças, fazer pausas para comentar e discutir os tópicos levantados no texto.
·        Questionar, perguntar como se sentem, provocar a empatia.
·        Dramatizar situações com a criança, pedir que as crianças contem experiências que já tiveram com o tema escolhido.
·        Pesquisar com pais, amigos, o que sentiram em certas situações.
·         Pedir que as crianças representem sentimentos e situações através de textos, e desenhos.
·        Levar a criança a refletir, ajudando-a a pensar.
·        Proporcionar jogos, colocando em prática situações propícias à reflexões.


CONTEÚDOS ATITUDINAIS


·        Que a criança colabore em casa ou na escola, por si mesmas, adquirindo responsabilidade.
·        Que a criança se sinta incentivada a aceitar o desafio de ampliar cada vez mais sua capacidade de ser responsável, fazendo mais e melhor aquilo a que se dedica, assumindo seus papéis de filhos, estudantes colegas, amigos , vizinhos.
·        Que a criança saiba valorizar a alimentação percebendo a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
·        Que a criança comece a perceber que as normas devem ser respeitadas por causa de sua finalidade, isto é, por aquilo que as motiva.
·        Que a criança perceba a importância do auto-respeito e a necessidade da exigência de respeito para consigo mesmo.
·        Que a criança perceba que mentir pode ter importância maior ou menor, dependendo da situação, do motivo, da conseqüência.
·        Que as crianças percebam que as boas-maneiras são muito importante para garantir um convívio agradável e respeitoso para todos.
·        Que a criança trabalhe e brinque junto com os colegas , percebendo que a colaboração beneficia a todos que convivem num mesmo ambiente.
·        Que a criança possa perceber que prestando atenção no que os adultos dizem, elas aprendem regras básicas, e também atitudes necessárias para garantir sua própria segurança.
·        Que possa ser um agente transmissor e multiplicador de valores , tanto com a família . quanto com os amigos.


ÁREA DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO.

·        Correspondência
·        Seqüência de figuras
·        Idéia de quantidade
·        Classificação
·        Dominó ( fotocopiar as figuras dos livros)
·        Bingo de palavras ou figuras.
·        Estatísticas ( resultados da pesquisa)


ÁREA DO CONHECIMENTO LÍNGUA  PORTUGUESA: 

ORAL:

·        Utilização adequada da linguagem oral.
·        Recontar estórias.
·        Relatar experiências vividas.
·        Crachá.
·        Explicação dos temas, questionamentos.
·        Conversas .
·        Criação de estórias.
·        Dramatizações.
·        Pesquisas.



ESCRITA:

·        Elaboração de textos espontâneos.
·        Aproximação da escrita.
·        Crachás.
·        Atividades no caderno: ditados, caça – palavras, diagramas, ligar palavras, desenhos.



ÁREA DAS ARTES VISUAIS


Trabalhar as regras na prática em atividades sociais como :
·        Modelagem.
·        Recorte e colagem.
·        Jogos.
·        Brincadeiras.
·        Rotina diária.

·        Cartazes.

ÁREA DO MOVIMENTO


·        Jogos.
·        Danças.
·        Brincadeiras
Tudo que se possa aplicar as regras observadas, proporcionando colocar em prática os temas do projeto.


ÁREA MUSICAL.


·        Músicas que possam se adequar aos temas.
P.S. Aceito sugestão de todas as professoras.

 

 

 

ÁREA DE NATUREZA


·        Mudança de hábitos.
·        Vídeos instrutivos.
·        Pesquisas .
·        Montagens de painéis. (desenhos, ou os resultados da própria pesquisa).


ÁREA DE SOCIEDADE

·        Construção de regras.
·        Fatos do dia-a-dia( jornais, rádio, tv,.)


ÁREA DE IDENTIDADE E AUTONOMIA


·        Expressar desejos, desagrados, necessidades, preferências, vontades,,,
·        Respeito e valorização de seu grupo de amigos, família e de outros grupos.
·        Valorização do diálogo como forma de lidar com os conflitos.



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