A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

sábado, julho 30, 2011

É tempo de volta às aulas!


Depois de um mês de descanso, passeios e brincadeiras, é hora de voltar à rotina, com aulas, horários e algumas responsabilidades. Mas, para que o fim das férias e o início das aulas transcorram direitinho, é preciso adotar medidas, que ajudarão os pequenos a entrarem no ritmo escolar. E tudo deve começar alguns dias antes do retorno à escola, para que eles possam se adaptar com mais facilidade. 
É natural que, no período de férias, as crianças fiquem acordadas até mais tarde. Consequentemente, elas acabam se levantando mais tarde também.Com as aulas, os horários precisam ser bem mais rígidos. Por conta disso, o ideal é normalizar o "relógio" de seu filho: alguns dias antes de as aulas começarem, coloque-o mais cedo na cama e não deixe que ele durma até muito tarde. Nesses últimos dias de férias, tente fazer as refeições nos horários tradicionais. Desta maneira, a criança não sentirá tanta diferença quando as aulas tiverem recomeçado.Ajudando nos preparativos Certamente, os pais deverão fazer alguns preparativos para o retorno da criança à escola. Convidar a criançada para participar desse processo é uma maneira de animá-la a voltar aos estudos. Por exemplo: pais e filhos podem reunir, juntos, o material escolar que deverá ser levado à escola. Será preciso comprar alguma coisa nova? Caso afirmativo, que tal irem juntos escolher e adquirir os materiais? Na hora dessa arrumação, aproveite para folhear livros e cadernos e relembrar as lições passadas. Fale sobre as lições das quais ele mais gostou de fazer ou lembre-se de algum livro que foi lido no primeiro semestre. Com certeza, ele ficará com saudades do ambiente escolar. Toda essa movimentação ajudará a despertar na criança a vontade por retornar, rever os colegas, os professores e por viver novamente o seu dia a dia de antes das férias.Incentivando no dia-a-dia Além disso, os pais precisam estar atentos aos seus próprios comportamentos. Mesmo em forma de brincadeira, deve-se evitar dizer que, com o fim das férias, chega a hora de os pais descansarem. Isso fará com que a criança encare a escola como algo negativo. Ela também pode passar a encarar a escola como uma maneira que os pais arranjaram para se verem livres delas. Além de desinteresse, esse tipo de comentário pode gerar mágoa. É importante não ceder aos pedidos dos pequenos para ficarem em casa. Seja firme, porém tranquilo: é preciso, sim, retornar à aula. Uma boa conversa é a melhor maneira para solucionar desentendimentos. Lembre-se também que, na primeira semana de aula, provavelmente o dia a dia estará ainda um pouco atrapalhado: será difícil a criança ter um comportamento nota dez no início. Mas, aos poucos, ela se adaptará à sua rotina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...