A mente que mente é regador de ilusões não faz proliferar jardim...

Amigos que agente faz por ai...

segunda-feira, junho 15, 2015

Dicas para Relatório para educação Infantil.


ÁREA SOCIAL E AFETIVA
 Adaptou-se com naturalidade. / Ainda não completou seu processo de adaptação.
 Ainda mostra-se resistente ao atender algumas regras da escola.
 É assíduo e pontual.
 Ainda não respeita os pertences dos alunos.
 Aceita esperar sua vez.
 Distingue os diferentes momentos e situações dentro da escola, respeitando-as.
 Participa das atividades em grupo demonstrado interesse e cooperação.
 Tem preferência por atividades individuais.
 Tem bom relacionamento com todos que convive.
 Relaciona-se progressivamente com mais crianças, com outros professores e com demais profissionais da escola.
 Apresenta-se seguro em suas ações(ainda não...)
 Demonstra ter imagem positiva de si, ampliando suas autoconfiança e identificando cada vez mais suas limitações e possibilidades e agindo de acordo com elas.
 Valoriza o diálogo como forma de lidar com os conflitos Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
 Demonstra iniciativa na resolução de pequenos problemas.
 Mostra-se interessado em enfrentar desafios.
 Expressa seus sentimentos com clareza
 Preocupa-se em cuidar dos materiais de uso individual e coletivo.
 Ainda apresenta-se bastante inquieto o que impede de participar ativamente das atividades propostas.
 Mostra-se carinhoso, alegre, tímido.
 Às vezes mostra-se agressivo com alguns coleguinhas.
 Valoriza atitudes de preservação e manutenção dos espaços coletivos
 Reconhece e utiliza hábitos sociais, valores e atitudes como preservação do convívio social, ética e saúde.
 Demonstra assiduidade e pontualidade.
 Mantém um padrão de comportamento e relacionamento convencional.
 Demonstra comportamento desejável em sala de aula.
 Tem iniciativa e interesse nas atividades propostas.
 Relaciona-se bem com colegas, professores e demais funcionários.
 Participa das atividades em grupo.
 Coopera com o grupo. 
 Lidera as atividades em grupo.
 Partilha e empresta material de bom grado.
 Obedece as regras do grupo e da escola.
 Reconhece seus direitos e deveres.
 Escuta e tem atenção quando outros falam.
 Respeita a opinião dos outros
 Cuida do material e do patrimônio escolar.
 Mantém a pasta organizada e os cadernos em ordem.
 É capaz de concluir as atividades propostas em tempo desejável.
 Respeita regras que orientam as dependências da escola.
 Expressa seus sentimentos com clareza, valorizando o outro como forma de reconhecimento e amizade.
 É dedicado e caprichoso.
 É atencioso e disciplinado.
 É observador e curioso.
 Demonstra confiança e companheirismo.
 Conversa sobre seus medos, sonhos, fantasias demonstrando claramente seus sentimentos muitas vezes ocultos.
 Mostra iniciativa, interesse e entusiasmo em enfrentar desafios.
 Sabe pedir desculpas e perdoar espontaneamente.
 Guarda mágoas.
 Supera conflitos.
 Concentra-se nas tarefas propostas.
 É solidário com o colega.
 É resistente.
 É arredio.
 É inquieto.
 É egoísta.
 Demonstra agressividade.
 É ansioso.
 É inseguro.
 Demonstra timidez.
 É carinhoso com colegas e professora.
 Demonstra-se alegre.
 Apresenta tristeza em determinados momentos.
 Estabelece vínculos afetivos e de troca com adultos e crianças fortalecendo sua auto-estima.
 Adaptou-se a escola e a turma.Amplia consideravelmente seu círculo de relações pessoais.Demonstra independência.
 Supera dificuldades sem ajuda.
 Demonstra iniciativa na resolução de pequenos conflitos.
 Enfrenta desafios com autonomia.
 Respeita a participação alheia.
 Tem bom relacionamento nas atividades em grupo.
 Apresenta organização e responsabilidade no jogos.
 Demonstra decisão e autonomia.
 Demonstra atenção, empenho e respeito no momento da fala do colega e do professor.
 Questiona a professora.
 Inicia as atividades logo que são propostas.
 Assume responsabilidade pelos seus atos.
 Aceita opiniões divergentes da sua.
 Pede ajuda quando precisa.
 É curioso em relação a novos conhecimentos.
 É desinibido para expressar suas opiniões.
 Espera sua vez de falar. 
 Revela confiança em si próprio.
 Realiza as tarefas de casa com prontidão.
 Manifesta afeto e respeito mútuo com colegas e professora.
 Brinca expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades


CONHECIMENTO DE MUNDO
MOVIMENTO:
 Apropria-se progressivamente da imagem global do seu corpo, conhecendo e identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo cada vez mais uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo
 Demonstra controlar o equilíbrio do corpo em diversas situações.
 É capaz de coordenar a sua ação com a dos companheiros quando o jogo requer.
 Explora diferentes qualidades e dinâmicas do movimento, como força, velocidade, resistência e flexibilidade.
 Controla gradualmente o próprio movimento, aperfeiçoando seus recursos de deslocamento.
 Participa com interesse de brincadeiras e jogos cantados e rítmicos.
 Agrada-lhe manipular objetos e brinquedos que permitem o aperfeiçoamento das suas habilidades manuais.
 Identifica diferentes sensações táteis olfativas, gustativas e sonoras.
 Amarra os cordões dos sapatos, recorta com precisão, monta quebra-cabeça com peças médias(grandes ou pequenas).

ARTES VISUAIS:
 Ouve e aprecia produções musicais.
 Brinca com a música imitando, inventando, criando e reproduzindo criações musicais.
 Utiliza-se da expressão musical e artística como forma de comunicação e interação com os outros, ampliando seu conhecimento de mundo.
 Interessa-se pelas Artes, demonstrando admiração e gosto pelas produções da escola e pelas obras regionais (nacionais e internacionais).
 Percebe na escuta sentimentos e emoções subjacentes à produção musical.
 Cria textos e melodias, compondo pequenas canções para expressar-se.
 Explora diversas linguagens visuais, conhecendo e utilizando diversos materiais para produzir trabalhos artísticos.
 Demonstra atitude de auto-confiança e respeito por sua produção artística e a dos colegas.

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA:
 Participa com interesse de atividades orais. 
 Tem vocabulário diversificado, rico.
 Vem ampliando seu vocabulário gradativamente.
 Ainda não participa de atividades orais.
 Transmite recados.
 Dialoga com colegas e professor.
 Faz reconto de histórias.
 Fala parlendas e trava-línguas trabalhadas. 
 Expressa-se com frases corretas e acabadas.
 Expressa-se com clareza. 
 Ainda na demonstra compreender explicações que são dadas.
 Ainda não pronuncia alguns sons.
 Recita poemas.
 Utiliza expressões de cortesia.
 Aprecia o material de leitura selecionado, lendo de acordo com suas possibilidades.
 Participa com prazer das rodas de conversa.
 Argumenta suas idéias.
 Elabora e responde perguntas.
 Sabe dizer seu nome completo.
 Incorpora e recorda palavras facilmente.
 Usa a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar desejos, necessidades, opiniões, idéias, preferências, sentimentos e relatar suas vivências nas diversas situações de interação presentes no cotidiano.
 Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos dos quais participa.
 Relato de experiências vividas e narração de fatos em seqüência temporal e causal.
 Reconta histórias conhecidas com aproximação às características da história original.
 Conhece e reproduz jogos verbais como parlendas, trava-línguas, adivinhas, quadrinhas, poemas e canções.
 Veicula suas idéias articulando corretamente as palavras.
 Expõe oralmente suas idéias de forma lógica.
 Argumenta e defende suas idéias.
 Expressa-se com fluência adequando sua fala a diferentes situações.
 Apropria-se progressivamente de novas palavras ampliando seu vocabulário.
 Utiliza adequadamente as palavras entendendo os seus significados e empregando-as corretamente.
 Compreende mensagens dirigidas ao grupo.
 Sabe dar recados.
 Ouve com atenção uma história, perguntas e diálogos.
 Descreve gravuras.
 Interpreta histórias.
 Reproduz oralmente um fato ocorrido.
 Usa recursos gestuais e faciais pertinentes ao comunicar-se.
 Utiliza-se de argumentos consistentes para defender seus pontos de vista.
 Participa de situações de comunicação oral manifestando sua opinião e ouvindo os outros.
 Narra histórias conhecidas e situações vividas.
ESCRITA
 Distingue palavras de desenhos.
 Reconhece e escreve seu nome.
 Reconhece nomes dos colegas.
 Escreve nomes dos colegas.
 Identifica e escreve letras do alfabeto.
 Conhece e diferencia letras de números e símbolos.
 Reconhece a letra inicial e final dos nomes percebendo a posição da letras na palavra.
 Participa de situações cotidianas nas quais se faz necessário o uso da escrita.
 Escreve seu nome em situações em que isso é necessário.
 Reconhece as idéias contidas em alguns símbolos usuais.
 Utiliza-se do desenho para representação e o registro de suas idéias.
 Reconhece e utiliza o espaçamento convencional entre as palavras.
 Escreve obedecendo a direção esquerda/direita e de cima para baixo.
 Associa as letras do alfabeto à 1ª letra das palavras conhecidas.
 Compreende pequenos textos trabalhados e faz leitura correspondente.
 Mostra-se cuidadoso no traçado das letras.
 Acompanha o registro feito no quadro pela professora.
 Elabora desenho dentro de um contexto.
 Faz leitura de imagens, rótulos, figuras e símbolos.
 Compreende que as palavras são formadas por letras e texto formado por palavras.
 Destaca uma determinada palavra dentro de um texto trabalhado.
 Completa frases de acordo com o texto.
 Reorganiza frases e palavras de textos trabalhados.
 Reestrutura e organiza idéias na reescrita de textos trabalhados.
 Identifica o número de letras das palavras.
NÍVEIS DE CONCEITUALIZAÇÃO DA ESCRITA

 Ainda não faz a correspondência entre letras e os sons. Inventa desenhos garatujas e rabiscos para representas a escrita.
 Uso de letras muitas vezes do próprio nome ou misturam números e letras para representar a escrita.
 Utiliza muitas letras para escrever o nome de coisas grandes e que coisas pequenas têm nomes pequenos.
 Escreve uma palavra utilizando uma variedade de letras, acredita que para escrever tem que variar as letras.
 Acredita que existe relação entre o que se fala e o que se escreve. Faz correspondência entre quantidade de sílabas e uma letra para cada sílaba sem valor sonoro, não se preocupa com a correspondência do som e letra.
 Utiliza uma letra para representar cada sílaba com valor sonoro. Às vezes só usa vogais, ou só consoantes, ou consoantes e vogais.
 Já escreve combinando consoante e vogais formando sílabas, mas as vezes não forma a sílaba completa usando só vogais ou só consoantes.

RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO

 Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais reconheça sua necessidade.
 Identifica a posição de um objeto ou número numa série.
 Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.
 Identifica números maiores ou menores, ordenando-os.
 Ordena números na seqüência ascendente.
 Identifica números que estão faltando numa série numérica.
 Reconhece o número que vem logo antes ou logo depois de um determinado número.
 Conta correspondendo um a um os nomes dos números aos objetos a serem contados.
 Lê números conhecidos de modo convencional.
 Usa números para registrar quantidades.
 Sabe ordenar quantidades e números.
 Identifica e nomeia formas e tamanhos.
 Identifica posição e se situa no espaço.
 Discrimina semelhanças e diferenças em objetos.
 Resolve situações problemáticas simples.
 Consegue organizar objetos de acordo com os atributos.
 Identifica e nomeia conceitos e cores.
 Reconhece os diversos significados e interpretações dos conceitos.
 Reconhece grandezas e suas medidas em diversas situações.
 Estabelece relações e compreende facilmente números de 0 a 9 e consegue associá-los para completar um conjunto com a quantidade pedida.
 Organiza objetos na forma ascendente e descendente de acordo com os atributos, tamanho, cor, forma, peso, etc.
 Emprega corretamente o vocabulário atemático relacionado a conceitos diversos.
 Utiliza noções espaciais básicas para explicar direções.
 Resolve situações problemáticas.
 É capaz de dizer uma série numérica de ___ a ___, recitando os números em ordem.
 Identifica o maior entre dois números, o que vem logo antes e logo depois.
 Utiliza noções simples de cálculo metal como ferramenta para resolver problemas.

NATUREZA E SOCIEDADE:
 Manifesta opiniões próprias sobre acontecimentos, busca informações e confronta idéias.
 Participa com interesse de todas as atividades desenvolvidas envolvendo o tema estudado.
 Imagina soluções para os problemas apresentados.
 Participa de conversas formulando perguntas sobre o conteúdo trabalhado.
 Estabelece algumas relações entre o modo de vida característico de seus grupo social e de outros.
 Reconhece a importância da preservação das espécies para a qualidade da vida humana.
 Reconhece e utiliza hábitos de higiene como preservação e prevenção de saúde
 Identifica os fenômenos mais simples da natureza , suas causas e efeitos
 Utiliza conceitos próprios relacionados ao corpo (partes,desenvolvimento, funções, cuidados)
 Reconhece o meio ambiente como fator de sobrevivência dos seres
 Tem consciência da preservação do meio ambiente 
 Age com educação ambiental
 Identifica o espaço mais próximo e sabe se situar nele
 Nomeia lugares e pessoas conhecidas
 Identifica sua história de vida e dos seus familiares

OBSERVAÇÕES:
 A agitação e ou dispersão tem afetado o desempenho do(a) aluno (a).
 Faz regularmente o para casa, completo e com capricho.
 Requer constante supervisão da professora.
 Suas faltas tem afetado o seu desempenho.
 Demora mais que o tempo previsto para realizar as atividades propostas.




Fonte:http://partilhandosugestoesescolares.blogspot.com

28 comentários:

  1. amei suas sugestões de registros
    abçs

    ResponderExcluir
  2. amei suas sugestões de registros
    abçs

    ResponderExcluir
  3. ADOREI ESSAS SUGESTÕES, OBRIGADA PELA AJUDA

    ResponderExcluir
  4. Obrigada! seus relatorios me ajudarâo muito. tenho certeza!!!bjs

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente adorei...
    É uma forma bem concreta, de uma avaliação significativa.
    Valeu

    ResponderExcluir
  6. Amei,vai ajudar bastante!

    ResponderExcluir
  7. ola!! vc poderia um informar qual o tempo verbal utilizado para a elaboração de um relatório bimestral??

    ResponderExcluir
  8. ola!! vc poderia me informar qual o tempo verbal q devemos usar para escrever um relatório de ed infantil?

    ResponderExcluir
  9. ola!! vc poderia um informar qual o tempo verbal utilizado para a elaboração de um relatório bimestral??

    ResponderExcluir
  10. se for possivel me envie este relatorio de educação infantil, fiquei feliz em ter encontrado seu blog , obrigada. rute.ms@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pelas ideias, foram bem proveitosas...

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro ler sobre esses tipos de assuntos . Eu sou uma titia q amo oq faço . Sou apaixonada por crianças !

    ResponderExcluir
  13. Muito boas as dicas, foram as melhores que encontrei na internet.
    obrigada

    ResponderExcluir
  14. Adorei, muito boa ajuda obrigada!! Professora Maria

    ResponderExcluir
  15. Adorei, muito boa ajuda obrigada!! Professora Maria

    ResponderExcluir
  16. Adorei, muito boa ajuda obrigada!! Professora Maria

    ResponderExcluir
  17. amei as dicas pra relatório infantil. Obrigada!!

    ResponderExcluir
  18. Simplesmente, amei.
    Nunca achei dicas tão boas como essas.

    ResponderExcluir
  19. obrigada por contribuir com ideias criativas para relatorios.

    ResponderExcluir

Este blog foi criado para trocar idéias e compartilhar saberes. Que bom que você passou por aqui se desejar deixe um recadinho...
E desde então, sou porque tu és
E desde então és
sou e somos...
E por amor
Serei... Serás...Seremos...
Pablo Neruda
OBRIGADA PELA LEITURA...